25/09/2011

Serra do Rio do Rastro - SC - Brasil

A Serra do Rio do Rastro é cortada pela rodovia SC-438, que é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas de 180 graus.

Serra do Rio do Rastro - SC

Durante o trajeto é possível fazer paradas nos mirantes e belvederes em vários pontos da estrada.

Serra do Rio do Rastro - SC

O mirante principal, localizado no topo, a mais de 1460 metros de altitude, proporciona uma vista espetacular.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro é um dos cartões postais do estado de Santa Catarina.

Serra do Rio do Rastro

Localiza-se entre as cidades de Lauro Müller (em baixo da serra) e Bom Jardim da Serra (em cima da serra).

Serra do Rio do Rastro

No topo da serra, mesmo nos meses de verão o vento é muito gelado, no inverno as geadas são frequêntes e algumas vezes neva.

Serra do Rio do Rastro

Quem vem de Bom Jardim pelos campos planos de cima da serra é surpreendido pelo contraste.

Serra do Rio do Rastro

A serra começa abruptamente. O desnivel entre o Mirante e Lauro Müller é de 1200 metros.

Serra do Rio do Rastro

São 12 Km de itermináveis curvas. A rodovia nesse trecho é toda feita de concreto.

Serra do Rio do Rastro

Ao descer ou subir a serra pare nos vários refúgios para contemplar e tirar fotos, um percurso como este deve ser percorrido sem pressa.

Mapa da Serra de Santa Catarina

O mirante de cima da serra fica a 11 Km de Bom Jardim, 20Km de Lauro Muller e 200Km de Florianópolis.

Pesquisar hotéis e pousadas em Urubicí e região:
 

Assísta o vídeo da Serra do Rio do Rastro.

Localização por satélite 

39 comentários:

  1. karaká passei por ai é extraordinário o tamanho dessa serra, mas ao mesmo tempo é lindo e gigantesco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sera q nao tinha otro lugar pra fazer uma estrada nossa sera q ninguem pensa q é mt perigoso q ideia de girico

      Excluir
  2. Experiencia não muito boa, quebramos o ônibus no início da serra passamos a noite dentro do mesmo no escuro porque terminou a bateria quase morremos de frio no dia seguinte dessemos toda a serra para fazermos uma peça com torneiro mecânico foi horrível mas ao mesmo instante a beleza desta natureza toda com esta estrada que é incrível compensou todo o sacrifício, penso em voltar para relembrar dias confusos com, muito sofrimento, muita raiva, muita fome, muita sede e muito encanto também por esta beleza toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não deve ter sido uma experiência muito boa, mas a natureza de montanhas deste lugar é incomparável - pelo menos no Brasil! Nunca vi uma região de montanha tão linda! Por sinal, esta sua história ouvi em 2011 qdo fui em começo de agosto, mas aconteceu no alto do Morro da Igreja, porque um grupo subiu muito cedo (por volta das 6 da manhã) com tudo congelado (-9 ou 10º) e os dois ônibus quebraram, sendo resgatados pelos militares do CINDACTA.

      Excluir
  3. passei por essa serra no dia 06 de maio de 2012,nunca vi nada tão lindo como essa serra,mais do que nunca tive a certeza da mão de Deus.

    ResponderExcluir
  4. meu amigo vai passar por ai ,espero que ele se lembre de mim,cidade maravilhosa,um dia estareia ai....... RENATA de CRUZEIRO-SP

    ResponderExcluir
  5. simplesmente fantástica, maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. vou passar em Agosto... alguem sabe de uma pousada legal? valores acessiveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, recomendo vc ficar em Urubici (cerca de 60 km adiante) que é a cidade mais linda de montanha no Brasil! Lá tem tudo: Cascatas, sítios arqueológicos, lagos, cavernas, o Morro da Igreja e a Pedra Furada (ambos, imperdíveis!), q certamente é o lugar mais lindo (não desmerecendo os outros q tbm são lindos). Recomendo duas em especial: KIRIRI - ETÊ (aos pés do Morro da Igreja) e Fazenda Cambuim (na estrada que vai para a cidade). Se for no inverno, o espetáculo é inesquecível!

      Excluir
  7. PASSEI NA SERRA EM DEZEMBRO,EU MEU ESPOSO E MINHA FILHA,E A PROXIMA VEZ VAMOS DESCER DE MOTO, A ESTRADA,A NATUREZA,E SEM DEIXAR DE COMENTAR DAS CURVAS.... É MUITO LINDA

    ResponderExcluir
  8. Passamos na Serra dia 15/07/12, no mirante estava fechado com nuvens !!! mas valeu a pena!

    ResponderExcluir
  9. quando eu fui nessa serra nao tive coragem de subir ate o final ela e altissima faltavam 5km e eu desisti

    ResponderExcluir
  10. estou pensando em ir contemplar este lugar que dizem que é tão lindo quem sabe passamos o natal por ai!!!
    Rita São José dos Pinhais PR.

    ResponderExcluir
  11. Passei agora dia l3 de novembro,lugar fantástico, pena não ser mais divulgado esse lugares lindos do Brasil,chegamos no mirante ao entardecer e descemos à noite, toda iluminada...Luceia Curitiba, Pr.

    ResponderExcluir
  12. ESTIVEMOS LA EM DEZEMBRO DE 2012 FOI MARAVILHOSO AMAMOS TUDO É MT BONITO E FANTASTICO MATAMOS A SAUDADE DA NOSSA BELA E QUERIDA TERRA NATAL SANTA CATARINA.

    ResponderExcluir
  13. NOS DA FAMILIA MARANGONI ESTIVEMOS LA EM DEZEMBRO DE 2012 FOI MT LEGAL NAO IMAGINAVA QUE FOSSE TAO LINDO , AFINAL NOSSA QUERIDA SANTA CATARINA E TODA LINDA

    ResponderExcluir
  14. Márcia e Faria Estamos indo em dezembro de moto,alguem tem dica de pousadas?

    ResponderExcluir
  15. estou indo agora dia 22 de dezembro para a serra rio do rastro eu ea minha familia espero que seja maaaaaaravilhoso estou muito ansiosa ate´chegar esse dia.

    ResponderExcluir
  16. Subimos ela esta sexta feira de fusquinha 1300 ano 1970 foi demais Jair Adalberto Stuani

    ResponderExcluir
  17. Estou louco para conhecer esta maravilha. se tudo der certo estarei por ai em Fevereiro-2013. att.

    ResponderExcluir
  18. Meu filho Vanueli me falou q é tudo muito lindo.quero ver se consigo conhecer esta maravilHosa serra em 2013. att

    ResponderExcluir
  19. Quero estar nessa montanha ,para conferir toda a beleza descrita pelo povo que já passou por ai.Vou de moto com minha esposa ,e espero poder curtir toda essa maravilha descrita por vcs.Djalma -Jacareí SP.

    ResponderExcluir
  20. Realmente é uma das belas, paisagens naturais do mundo, vale a pena conhecer. Quando conheci, eu tive certeza o quanto somos pequenos diante da criação de DEUS.

    ResponderExcluir
  21. Muito Lindooooooo, magnifico, esse lugar é maravilhoso, já fui 03 vezes e pretendo ir uma vez por ano... o legal é ir com carro próprio sem tempo marcado, vc pode parar e ficar admirando. Vale a pena! recomendo!

    ResponderExcluir
  22. Francy Granjeiro6 de abril de 2013 00:30

    Já tive uma sensação dessas, subir uma serra com 935m de altura nao em Sta Catarina,mas em outro estado, e a sensaçao não foi muito boa.Tive pavor de subir e descer pior ainda...qdo olhava para baixo,ai que agonia...Nunca mais e em lugar nenhum...foi horrível.

    ResponderExcluir
  23. Com certeza é a estrada mais linda do mundo.

    ResponderExcluir
  24. irei conhecer este local lindo em outubro, de moto e claro. ate la.

    ResponderExcluir
  25. A Serra Rio do Rastro é um lugar mais lindo que já conheci, suas curvas é de uma beleza incomparável, é de arrepiar. Sua beleza é imensurável, vale a pena conhecer.
    Com certeza é a Serra mais bela do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  26. Lucas Woitchik e família.
    Fomos neste final de semana, simplesmente M A R A V I L H O S O O .

    ResponderExcluir
  27. Venham visitar a nossa página no facebook, encontre essas, entre outras imagens da nossa Serra.
    https://www.facebook.com/GuataLM

    ResponderExcluir
  28. Moro em Unai/MG e fui até lá de moto para conhecer. É lindo, apesar de não ter visto quase nada pois quando lá cheguei tudo estava nublado e com chuva. Pilotei quase dois mil km para chegar lá, mas mesmo assim valeu a pena. De lá fui para Montevideu, Uruguai. Foi uma bela viagem.

    ResponderExcluir
  29. Angélia Klimas
    Almoçamos no mirante, no Café e Restaurante O Mensageiro da Serra. Lugar excelente. Boa comida. Gente amável. O passeio é lindo. Tiramos lindas fotos. Aproveitamos os recuos existentes ao longo da estrada para parar e fotografas. Valeu

    ResponderExcluir
  30. Quando criança, residi ao pé dessa serra. No Guatá, que é distrito até hoje, do município de Lauro Muller. Iamos até em cima da serra, levados pelo meu pai, sobre a carroçaria de um pequeno caminhão. Tinha também a festa de São Cristóvão, todos os anos. Era só alegria. Este lugar, é realmente de beleza impar. Impressinante!

    ResponderExcluir
  31. Lugar incrivel !! Contato com a natureza... o problema e que bateu uma vontade de fazer cocö bem no meio da serra. Quase morri. Levem papel higienico, pois eu nao levei. Boa sorte !!

    ResponderExcluir
  32. Percorremos todo o trajeto, serra e litoral. Quem quiser receber o blog, mande-me um e-mail: sgs@terra.com.br

    ResponderExcluir
  33. pq essa rodovia tem 2 numerações SC 390 e SC 438 ? qual é a numeração original

    ResponderExcluir
  34. acho que todo brasileiro deveria conhecer essa maravilha e se
    sentir orgulhoso. É aqui mesmo pertinho e é nosso.

    ResponderExcluir
  35. passei la em 2012 e muito lindo voltarei la em outubro 2014 para levar minhas duas mana sinop mt

    ResponderExcluir
  36. sou de Sinop MT passei por santa catarina em 2012 fiquei encantada com tanta beleza a serra do rio do rastro e linda voltarei la em 2014 para levar minha irma de rio brilhante ms e outra de palotina pr

    ResponderExcluir

Acompanhar novas postagens deste site