Top Ad unit 728 × 90

Últimas matérias

recentposts

Dry Valleys, os vales secos da Antártida


Os Vales McMurdo Dry são uma linha de vales sem neve da Antartica. Os vales secos são assim chamados por causa de sua extrema baixa umidade e a falta de cobertura de neve ou gelo.

Dry Valleys, os vales secos da Antártida

A região é um dos desertos mais extremos do mundo, e inclui muitas características interessantes, incluindo o Lago Vida e o rio Onyx, maior da Antártida.

Dry Valleys, os vales secos da Antártida

Os vales constituem cerca de 0,03% do continente, e formam a maior região livre de gelo na Antártida. O piso dos vales são cobertos com cascalho solto, em que o gelo cunha rachaduras poligonais padronizadas no solo.

Dry Valleys, os vales secos da Antártida

As condições únicas nos vales secos são causados, em parte, por ventos catabáticos ; estes ocorrem quando o ar frio e denso é puxado para baixo pela força da gravidade.


Os ventos podem atingir velocidades de 320 quilômetros por hora, aquecendo à medida que descem, e evaporando toda a água, gelo e neve.


O vale seco da Antártida é considerado por geólogos o local mais parecido com o solo marciano no nosso planeta. Curiosamente, este lugar da Antártida quase nunca neva e apenas faz um frio de doer.

Dry Valleys, os vales secos da Antártida

Com o congelamento, centenas de rachaduras surgiram no gelo, produzindo uma espécie de marmorizado bastante curioso. Abaixo deste gelo todo, estão microorganismos vivendo numa água absurdamente salgada.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado
Dry Valleys, os vales secos da Antártida Reviewed by Jair Prandi on 07:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos resrevados - Lugares Fantásticos © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibido a reprodução total ou parcial sem autorização. Tecnologia do Blogger.