A Rodovia dos Imigrantes (SP-160) é uma obra de engenharia fantástica do estado de São Paulo. Tem 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis, e...
A Rodovia dos Imigrantes (SP-160) é uma obra de engenharia fantástica do estado de São Paulo.
Tem 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis, em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral sul paulista.
É a principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e ao litoral sul paulista, possuindo tráfego intenso de veículos, sobretudo durante o verão e em feriados.
A Rodovia dos Imigrantes faz parte de um complexo de estradas denominado Sistema Anchieta-Imigrantes, dos quais fazem parte também as seguintes rodovias: Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.
Foi inaugurada em 17 de dezembro de 2002. Com um projeto refeito em relação ao original, de 1986, a pista descendente possui túneis ainda mais longos e viadutos mais modernos que os da pista ascendente.
Ambas as pistas da Imigrantes são reversíveis. A administração do Sistema Anchieta-Imigrantes mantém a prática de reverter as pistas para um único sentido quando o tráfego é muito intenso, em feriados prolongados.
A Pista Norte da Imigrantes possui 11 túneis. Já a Pista Sul possui 4, sendo 2 deles os mais extensos túneis rodoviários brasileiros, o primeiro com 3.146 metros e o outro com 3.009 metros de extensão.
Túneis e viadutos tão extensos foram necessários para que o impacto ambiental sobre a Serra do Mar fosse mínimo na construção da Pista Sul.
Em 15 de setembro de 2011 por volta das 13 h (horário de Brasília) ocorreu um engavetamento de veículos com 2 km de extensão, envolvendo 103 automóveis, 29 feridos e a morte de 1 pessoa.
Localização por satélite
Tem 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis, em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral sul paulista.
É a principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e ao litoral sul paulista, possuindo tráfego intenso de veículos, sobretudo durante o verão e em feriados.
A Rodovia dos Imigrantes faz parte de um complexo de estradas denominado Sistema Anchieta-Imigrantes, dos quais fazem parte também as seguintes rodovias: Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.
Foi inaugurada em 17 de dezembro de 2002. Com um projeto refeito em relação ao original, de 1986, a pista descendente possui túneis ainda mais longos e viadutos mais modernos que os da pista ascendente.
Ambas as pistas da Imigrantes são reversíveis. A administração do Sistema Anchieta-Imigrantes mantém a prática de reverter as pistas para um único sentido quando o tráfego é muito intenso, em feriados prolongados.
A Pista Norte da Imigrantes possui 11 túneis. Já a Pista Sul possui 4, sendo 2 deles os mais extensos túneis rodoviários brasileiros, o primeiro com 3.146 metros e o outro com 3.009 metros de extensão.
Túneis e viadutos tão extensos foram necessários para que o impacto ambiental sobre a Serra do Mar fosse mínimo na construção da Pista Sul.
Em 15 de setembro de 2011 por volta das 13 h (horário de Brasília) ocorreu um engavetamento de veículos com 2 km de extensão, envolvendo 103 automóveis, 29 feridos e a morte de 1 pessoa.
Localização por satélite
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