Top Ad unit 728 × 90

Últimas matérias

recentposts

Toca da Boa Vista – maior caverna do Brasil


Localizada em Campo Formoso, na Bahia, a Toca da Boa Vista é a maior caverna brasileira e a maior caverna do hemisfério sul com 105 quilômetros de extensão.

Toca da Boa Vista - Bahia

A Toca da Boa Vista se localiza em pleno sertão baiano, numa região bastante árida, a 550 km de Salvador, no município de Campo Formoso.

Toca da Boa Vista - Campo Formoso

Na região, as precipitações anuais de chuva são inferiores a 500 mm e a caatinga é a vegetação predominante.

Toca da Boa Vista - Bahia
Foto = Hugo N. Vieira
Existem vários povoados espalhados ao longo do território da caverna, sendo que o de Lage dos Negros é o mais próximo da Toca.

Salão dos Discos Voadores
Foto – Gilmar D. Oliveira
Suas entradas são acidentes decorrentes do rebaixamento superficial, segundo as teorias mais aceitas, associada à dissolução da rocha por soluções ricas em ácido sulfúrico proveniente das águas subterrâneas.

Caverna Toca da Boa Vista - Bahia
Foto = Marcelo André
O resultado disso foi a formação de grutas labirínticas, num padrão nada comum à outros locais do Brasil. Para se ter uma idéia desta complexidade, a Toca da Boa Vista (105 km) está inserida em uma área com cerca de 3 km².

Toca da Boa Vista

As explorações da Toca da Boa Vista iniciaram em 1987, sendo que até o momento foram topografados 105 km em 21 expedições. Pelo potencial da gruta estima-se que possa superar a marca dos 150 km.


Toca da Boa Vista – maior caverna do Brasil Reviewed by Jair Prandi on 13:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos resrevados - Lugares Fantásticos © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibido a reprodução total ou parcial sem autorização. Tecnologia do Blogger.