Top Ad unit 728 × 90

Últimas matérias

recentposts

Glaciar Petermann – o rio de gelo Groelândia


O Glaciar Petermann é uma grande geleira localizada a leste de Nares Strait, no Noroeste da Groenlândia, conectada ao Oceano Ártico.

Petermann Glacier - Greenland

O que chama a atenção no Glaciar Petermann é o rio azul que se formou no meio do gelo, criando um cenário espetacular, em meio a inóspita paisagem gelada.

O rio de gelo da Groelândia

A geleira possui cerca de 70 km de comprimento, 15 km de largura e sua espessura varia de cerca de 600 m, a cerca de 30 metros no final, mas não há estudos suficientes para dizer precisamente sua profundidade.

Petermann Glacier - Greenland
imagem: Greenpeace
Dados da Operação Ice Bridge mostram um subglacial dentro de um canyon, apelidado de "Greenland Grand Canyon" que parte do centro da ilha para o norte para o fiorde do Glaciar Petermann.

Petermann Glacier - Greenland

Em agosto de 2003, o navio quebra-gelo US Coast Guard entrou no fiorde para estudos, financiado pela EUA National Science Foundation, depois em 2007 e 2009 foi o CCGS Henry Larsen.

Petermann Glacier - Greenland

Em 2009, cientistas do Greenpeace, entraram a bordo do navio Arctic Sunrise, para medir partes do Glaciar Petermann e documentar o desgelo antecipado de uma grande área da geleira.

O rio de gelo da Groelândia

Em agosto de 2010, um iceberg gigante de 260 km² se desprendeu da parte flutuante do Glaciar Petermann reduzindo a sua área e volume, em aproximadamente 25%. Foi o maior iceberg do Ártico para parir desde 1962.

O rio de gelo da Groelândia

Em julho de 2012, um pedaço de 130 km², (cerca de duas vezes a área de Manhattan ), partiu da ponta norte da geleira. Uma longa rachadura no local havia sido observado por satélites da NASA nos anos anteriores.
Glaciar Petermann – o rio de gelo Groelândia Reviewed by Jair Prandi on 13:16 Rating: 5

Um comentário:

Todos os direitos resrevados - Lugares Fantásticos © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibido a reprodução total ou parcial sem autorização. Tecnologia do Blogger.