Top Ad unit 728 × 90

Últimas matérias

recentposts

Vale da morte – Califórnia


O Vale da Morte (em inglês: Death Valley), é uma árida depressão localizada ao norte do Deserto de Mojave, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Estende-se por aproximadamente 225 km, ao longo da fronteira da Califórnia com o estado de Nevada, a aproximadamente 160 km oeste de Las Vegas.

Vale da morte – Califórnia

O Vale da Morte é famoso por seu clima extremamente quente. Seu ponto mais baixo está localizado a 86 metros abaixo do nível do mar. A temperatura mais alta das Américas, e a segunda mais alta já registrada no planeta, foi registrada no Vale da Morte em 10 de julho de 1913. A temperatura máxima foi de 56,6°C.

Vale da morte – Califórnia

É o ponto mais baixo dos Estados Unidos. No Vale da Morte está localizada a maior fonte de boratos do mundo, em uma mina a céu aberto. Também é o local da ocorrência de um curioso fenômeno natural de rochas deslizantes.

Vale da morte – Califórnia

Trata-se de uma área aberta enorme, que contém algumas pedras que ao longo de anos deixaram um rastro marcado no solo, como se elas estivessem andando. Os rastros fazem curvas, mudam de direção e por vezes se interpõe.

Vale da morte – Califórnia

O fenômeno pode ser observado especialmente em Racetrack Playa, um lago seco onde foram estudados e registrados os mais notáveis movimentos das pedras. Pedras de tamanhos variados, algumas pesam até 300kg, são encontradas a distâncias de até milhares de metros de sua posição original deixando rastros de extensão e direção variados, sem evidência alguma de intervenção humana ou animal.

Vale da morte – Califórnia

Existem vários estudos mas nenhum deles ainda é tido como a resposta definitiva para o fenômeno do movimento das rochas. Em 1972, Bob Sharp e Dwight Carey iniciaram uma pesquisa monitorando cerca de 30 pedras. Cada pedra recebeu um nome e foram observadas por um período de sete anos. Cercas de proteção para previnir a ação dos ventos (uma hipótese cogitada em 1948) foram montadas mas as rochas moveram-se da mesmo forma, trazendo resultados ainda mais intrigantes.

Vale da morte – Califórnia

Quase todas as pedras apresentaram movimentos que variaram de apenas alguns centímetros até 262 metros, a maior distância percorrida, em direções variadas. Algumas pedras selecionadas lado a lado apresentaram movimento de apenas uma, com o seu par permanecendo completamente imóvel. Esse cenário caótico tornou difícil encontrar uma resposta satisfatória.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado
Vale da morte – Califórnia Reviewed by Jair Prandi on 08:25 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos resrevados - Lugares Fantásticos © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibido a reprodução total ou parcial sem autorização. Tecnologia do Blogger.